Abril é o mês de visibilidade da luta dos povos indígenas no Brasil, mas a temática deve ser estudada e discutida durante todo ano letivo!
O dia 19 de abril foi escolhido para comemorar a cultura indígena a partir do Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, que ocorreu em 19 de abril de 1940, com o objetivo de reunir os líderes indígenas das diferentes regiões do continente americano e zelar pelos seus direitos. Hoje, anos após esse congresso, os propósitos continuam os mesmos, incluindo o acesso a políticas de educação e inclusão social. (Fonte: portal.mec.gov.br)
Em 2008 após muita luta dos povos indígenas pelo reconhecimento de sua história, cultura e sua participação na configuração étnica brasileira, que a Lei nº 11. 645/08 foi sancionada. Essa Lei é uma medida de reparação para um sistema de exclusão que foi o regente da educação brasileira durante séculos, nesse período a cultura indígena foi negligenciada, ficando a margem do contexto social e fora do currículo escolar.
Confira algumas dicas que selecionamos:
Cinema Indígena na TVEA partir do dia 19, a TVE apresenta uma série de produções que marcam o mês de luta dos povos indígenas. Os filmes serão exibidos às segundas, terças e sextas-feiras, em diversos horários, para dar visibilidade à diversidade desses povos e valorizar suas contribuições na identidade cultural do país. Os documentários e filmes de ficção e experimentais tiveram produção e curadoria da emissora pública baiana. Confira a programação no site www.tve.ba.gov.br.
IndicaçõesColeção indígena do Museu Nacional ganha exposição virtualO Museu Nacional/UFRJ lançou na terça-feira (13) a exposição virtual Os Primeiros Brasileiros. Painéis históricos, músicas, filmes e fotografias que registram a diversidade e as narrativas das populações indígenas compõem a mostra. Acesse: www.osprimeirosbrasileiros.mn.ufrj.br.
Coleção indígena do Museu Nacional ganha exposição virtual
O Museu Nacional/UFRJ lançou na terça-feira (13) a exposição virtual Os Primeiros Brasileiros. Painéis históricos, músicas, filmes e fotografias que registram a diversidade e as narrativas das populações indígenas compõem a mostra. Acesse: www.osprimeirosbrasileiros.mn.ufrj.br.
Vocabulário sobre a temática indígena
💡
Gostou das dicas?
Compartilhe com um colega.
Compartilhe com um colega.
Siga a Seduc nas Redes Sociais!












