Lançamento do Projeto "Leituras literárias em rede, numa perspectiva multicultural e antirracista"

A Secretaria de Educação de Candeias(Seduc) - Departamento Técnico Pedagógico(DTP) - realizará, no dia 28/07/2020, às 14h,   o Lançamento do Projeto "Leituras literárias em rede, numa perspectiva multicultural e antirracista". A proposta configura-se num convite às escolas da rede municipal de ensino à garantia de oferta de uma educação multicultural e antirracista por intermédio do trabalho com a leitura literária - em todas as etapas e modalidades de ensino ofertadas - tendo em vista o enorme potencial da arte literária na construção identitária dos sujeitos, de modo positivo e afirmativo.

Como estratégia de envolvimento do público com a temática, a equipe organizadora do projeto programou alguns encontros, que ocorrerão em diferentes momentos, com a participação de escritores(as) das literaturas negra e indígena e de reconhecidos(as) pesquisadores(as) na área.  A live 1, intitulada "Ensino de literatura negra e construção identitária", que marcará a abertura do projeto, contará com a participação das convidadas:
  • Profa. Draª Ana Célia da Silva – Titular aposentada da Universidade do Estado da Bahia(UNEB). Possui inúmeras e importantes pesquisas e publicações sobre temáticas relacionadas à representação do negro no livro didático, dentre elas, os livros "A discriminação do negro no livro didático" (1995) e "Desconstruindo a discriminação do negro no livro didático" (2001). É, também, militante do movimento negro há 42 anos; 

  • Profaº Ma. Ana Fátima – baiana, educadora, Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural - Pós Crítica(UNEB); autora dos livros infantis “As tranças de minha mãe” (2018), “Makeba vai à escola” (2019) e do livro de poemas “Já fui água um dia” (2019);

  • Profa. Esp. Alessandra Sampaio – nascida em Feira de Santana/Ba; Licenciada em Letras com inglês, pela Universidade Estadual de Feira de Santana(UEFS), e especialista em Estudos literários pela mesma instituição; escritora, com publicações nos “Cadernos negros", v. 39, 40, 41 e 42. É membro da Coordenação da “Quartinhas de Aruá”, encontro de literatura negra que acontece em Salvador/Ba. Professora de Língua portuguesa na Rede Estadual de Educação da Bahia e na Rede Municipal de Ensino de Camaçari/BA. 
O encontro terá a mediação das professoras:

Sílvia Gomes de S. Velloso – escritora; Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura- PPGLitCult, da Universidade Federal da Bahia – UFBA. 

Maihara Marques – Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em História, da Universidade Federal da Bahia PPGH– UFBA. 

Público-alvo: Docentes, Gestores, Coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino, em Candeias/Ba,  e demais profissionais interessados na temática.

O evento terá certificação para os (as) participantes que se inscreverem por meio do formulário AQUI e assinarem a lista de presença virtual no dia do encontro.  

Assista à live 1 no YouTube