Tema gerador: "Educação em Rede numa Perspectiva Socioemocional"


Visando dar continuidade ao trabalho colaborativo o tema desse ano letivo é “Educação em Rede numa Perspectiva Socioemocional” o objetivo é estabelecer relações afetivas entre professor/estudante e demais profissionais da educação. Tal ideia busca fortalecer os vínculos intra e interpessoais, tendo em vista que o processo de ensinar e aprender corresponde a um grande “convite” à construção de saberes. Assim, a Secretaria de Educação do Município de Candeias propõe, com base no tema gerador, subtemas que deverão nortear o trabalho pedagógico nas unidades letivas durante o ano de 2019, organizados da seguinte forma:   


Unidade I – Conhecer a si mesmo: desenvolvendo habilidades para lidar com as próprias emoções.
Período: 18/03 a 01/06
Ementa: Estabilidade emocional; organização; sociabilidade; criatividade; autonomia; segurança; protagonismo; resiliência; otimismo; autoconsciência; e autocontrole.
  
Unidade II - Escola e Família: construindo novos caminhos em prol dos projetos de vida de estudantes em um contexto de mudanças.
Período: 03/06 a 13/09
Ementa: perspectiva de futuro; protagonismo; tomada de decisão de maneira responsável; considerar alternativas e submetê-las a uma análise ética e estética; e de realizar um enfoque crítico em sua própria formação; atingir metas positivas.

Unidade III – Agir e Interagir: aprendendo a se relacionar com os outros.
Período: 16/09 a 17/12
Ementa: promoção do desenvolvimento social, interesses e energias em direção ao mundo; estabelecer relações construtivas com os demais; reconhecer e respeitar as diferenças; assumir responsabilidades compartilhadas; abertura a novas experiências; tendência; tendência a agir de modo cooperativo, e não egoísta; sentir e mostrar empatia pelos outros.

Ressaltamos que as ementas em cada subtema visam possibilitar o desdobramento dos temas e sua delimitação para adequação didático-pedagógica. Destacamos que não se trata de um rol taxativo, podem/devem ser acrescidos de modo a respeitar as peculiaridades e demandas de cada Unidade escolar. Diante o exposto, esperamos que juntos – nesta rede de relações as parcerias se renovem para que possamos alcançar bons resultados.

Atenciosamente,
Departamento Técnico Pedagógico