Versão para impressão >> AQUI <<
EDUCAÇÃO EM REDE NUMA PERSPECTIVA SOCIOEMOCIONAL
AULA INAUGURAL PRATICANDO GENTILEZA
JUSTIFICATIVA
Para o filósofo grego Aristóteles, é impossível educar a mente sem educar o coração. Pensando nisso e nas competências essenciais da Base Nacional Comum Curricular, nós do Departamento Técnico Pedagógico da Secretaria da Educação do Município de Candeias-Ba pensamos na aula inaugural do ano letivo de 2019 em um momento em que alunos, pais, professores e comunidade possam juntos aprender, vivenciar e desenvolver as habilidades socioemocionais.
A educação das emoções é fundamental para promover maior enganjamento das famílias, e da comunidade, o pensamento autônomo, protagonismo e potencialidades dos estudantes, o que consequentemente, pode reduzir a indisciplina, o bullying e melhorar os índices de aprendizagem e bem-estar de todos.
Nessa perspectiva, a gentileza é uma característica relacionada com a ética, com valores e tem relação com o desejo de contribuir para um mundo mais humano para todos. Ser gentil é extremamente salutar, pois a gentileza abre portas, transforma o humor, muda o rumo dos conflitos, facilita negociações, melhora as relações... enfim, proporciona inumeráveis vantagens, tanto na vida de quem é gentil, como na de quem se permite receber gentilezas.
OBJETIVO GERAL
• Exercitar afeto e gentileza por meio de atitudes simples criando uma corrente do bem.
ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS
• Convidar as famílias e comunidade para participar da aula inaugural.
• Criar um ambiente de acolhida em que todos se sintam pertencentes ao espaço escolar.
• Produzir cartazes com mensagens de boas-vindas, apresentação da escola aos novatos, dinâmicas e brincadeiras de integração, etc.
• Selecionar material áudio-visual (lista de sugestões) para ser reproduzido para todos no pátio ou local que acomode todos.
• Promover um momento de escuta sensível.
• Listar pequenos gestos de gentileza que podemos realizar no nosso dia a dia.
• Confeccionar cartazes com frases que despertassem gentileza nas pessoas. (Essas produções podem ser compartilhadas pelas paredes da unidade, no entorno da escola e na internet, seguindo o exemplo do Profeta Gentileza que divulgou suas ideias pelas ruas da cidade).
• Incentivar atitudes concretas de gentileza valorizando sempre o protagonismo infantojuvenil.
LISTA DE SUGESTÕES
• Kindness Boomerang (5m44)
O vídeo mostra o ciclo da gentileza.
Disponível: AQUI
Curta-metragem de animação que mostra como um simples ato mudou a vida de um sujeito insensível.
Documentário sobre o Profeta Gentileza, um "louco de Deus" que viveu no Rio de Janeiro e pregou por todo Brasil sua mensagem anticapitalista, ecológica, social e religiosa, cujo ponto de partida é a máxima "Gentileza gera gentileza". O depoimento de Gentileza, sua atuação nas ruas do Rio de Janeiro e o registro de sua obra pictórica são os grandes atrativos do filme.
Disponível: AQUI• A história de Gentileza (7m51)
Em entrevista ao programa “Ação”, do Globo Cidadania, Marisa Monte fala sobre a gentileza. Ela revela a história por traz da famosa composição do álbum “Memórias, Crônicas e Declarações de Amor” (2000), dedicada a José Datrino, o Profeta Gentileza e da identificação que tem com as mensagens do poeta.
Disponível: AQUI• Música Gentileza – Marisa Monte
Disponível: AQUI
• Atividade Painel da gentileza
Disponível: AQUI
• Dinâmica das Palavras Gentis
Disponível: AQUI
“Palavras gentis podem ser curtas e fáceis de falar, mas seus ecos são verdadeiramente infinitos.”
Madre Tereza.
